Viagem de moto pela América do Sul

19º Dia-698 km-Arica->Calama-15-Ter




Acordamos às 6h30, o Sol ainda não tinha nascido, o dia clareou somente umas 7h00. Saímos umas 7h30 e seguimos rumo à Calama. Viajamos pelo deserto o dia todo, é uma visão impressionante, totalmente desconhecida para nós brasileiros. Eram enormes  montanhas cor  de cobre que se confundiam com o céu e com as nuvens, formando um cenário mágico. No meio do deserto, na estrada sentido Iquique, passamos por Santiago Humberstone y Santa Clara, eram oficinas salitreiras que foram criadas para extração de sal, tinham mais de 3500 habitantes, datam de 1872 e tiveram "boom" no início do século XX, hoje são "cidades fantasmas" abertas à visitação (em 2005 foram declaradas Patrimônio Mundial da Unesco). Passamos pela cidade de Iquique e escolhemos seguir a Rota 1 que é a estrada pelo litoral, do lado direito era só oceano pacífico, com aquela cor verde escura, cheia de pelicanos e casas de pescador e, do lado esquerdo, era só deserto. No caminho passamos novamente por uma aduana do Chile e no final do dia dormimos em Calama. Tivemos muita sorte pois apesar de termos reservado um "hostel" (albergue), muito utilizado pelos mineradores, nos remanejaram para um hotel bem mais aconchegante, pagando o mesmo preço, chamado hotel Atankalama (não entendemos o porquê do remanejamento, mas também não importa, a estádia foi ótima). Neste dia entendemos o que significa “Oásis no deserto”. 

saída do hotel Americano - Arica
café da manhã no hotel 




a pavimentação da estrada é perfeita no Chile 




















encontramos um casal de brasileiros que estava indo para o Alasca neste trailer 



"cidade fantasma"




escola em Humberstone e Santa Clara


teatro em Humberstone e Santa Clara













asfalto no Chile - tudo muito bem sinalizado
vista de Iquique e do oceano Pacífico






















Ruta 1 - a estrada toda beira o oceano Pacífico














chegando em Calama
Hotel Atankalama - Calama


2 comentários:

  1. Acompanhando , pela estrada, tem - se a impressão de estar atravessando um deserto, muito embora o asfalto ser perfeito. Me impressionou a cidade fantasma.Parece estar viajando em outro mundo !

    ResponderExcluir
  2. Viajar 698 km contornando o Oceano Pacífico; um dia antes do Terremoto, e´proteção demais,!!!Mesmo estando distante em km e altitude, deu pra sentir o que e isso Valeu !!!

    ResponderExcluir